22 de Fevereiro

Cineclube Espoletta - Psicanálise&Cinema On-line


O Cineclube Espoletta é um verdadeiro arsenal de filmes que retrata a história do cinema mundial!

Adaptando o evento às medidas de segurança contra o COVID 19, o filme é indicado para assistir em casa e o encontro para debates está on-line.  Assim que for possível, voltaremos com as exibições dentro do Teatro.

Sempre na última segunda-feira do mês às 18h30, continuamos com as sessões "Psicanálise e Cinema" online, conduzidas pela psicanalista Elenice Milani. A ideia é debater sobre os temas básicos em filmes, trazendo sempre um esclarecimento psicanalítico sob a ótica dos conceitos criados fundamentalmente por Freud e Lacan. 

***No primeiro semestre de 2021, vamos analisar obras cinematográficas baseadas em peças teatrais de William Shakespeare.

Para participar é preciso se inscrever em fae.edu/eventos, assistir ao filme ou documentário do mês e conectar-se à sala on-line no dia e horário de cada encontro.

Dia 22 de fevereiro às 18h30 - “Hamlet” de Laurence Olivier.

Assista AQUI legendado ou AQUI dublado.

Sinopse: Filme britânico de 1948,  recebeu o Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator e o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza. Olivier retirou os elementos políticos do texto e deu ênfase à psicologia dos personagens, ressaltando o Complexo de Édipo. O estilo do filme é próximo do Expressionismo Alemão e do film noir: os ambientes lúgubres e as escadarias tortuosas corresponderiam aos labirintos da mente de Hamlet.

Dia 29 de março às 18h30 - “Macbeth” de Orson Welles.

Assista AQUI .

Sinopse: Filme estaduniense de 1948. Macbeth e Banquo voltam a cavalo de uma vitória militar quando se deparam com três misteriosas bruxas no caminho. As estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro da dupla e Macbeth acredita nelas quando a primeira se realiza quase que imediatamente pelo fato do arquiduque de Cawdor ser preso por traição e o ducado ser dado a ele que passa assim a ser o novo arquiduque. Macbeth conta de uma outra previsão, a de que se tornará rei, à Lady Macbeth, e os dois passam a tramar a morte do Rei Duncan. 

Dia 26 de abril às 18h30 - - “O Mercador de Veneza" de Michael Radford

Assista AQUI .

Sinopse: Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

 

Dia 31 de maio às 18h30 - “A Tempestade " de Julie Taymor

Assista AQUI .

Sinopse: Adaptação da obra de Shakespeare. Próspera (Helen Mirren) é traída pelo próprio irmão e perde o poder. Exilada em uma ilha junto com a filha (Felicity Jones), ela inaugura uma sociedade moldada à sua maneira. Novamente soberana, Próspera consegue se vingar e agora tem outro inimigo a enfrentar: Caliban (Djimon Hounsou), seu antigo escravo.