1.º de abril a 3 de junho

Exposição Imagens da Lito


Entre os dias 1.º de abril e 3 de junho, o Teatro Bom Jesus, em parceria com o Museu da Gravura Cidade de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba, apresenta, no hall de entrada, a exposição coletiva “Imagens da Lito”, com obras de promissores artistas gravadores, trazendo a litografia para a contemporaneidade.

Na abertura, às 19h, a artista visual Elaine Stankiewich ministrará uma palestra gratuita sobre Poéticas Visuais.

A Litografia é uma técnica das Belas Artes, criada há 200 anos por Aloys Senefelder. Como ator e dramaturgo, Senefelder buscava uma forma de reproduzir seus textos através de uma mesma matriz: a gravura plana. Encontrou na Bavária uma jazida de pedra calcária, a mesma rocha que reveste os pisos das igrejas na Idade Média, que absorve tinta. Estudou por 10 anos uma forma de fazer a gravação dessa pedra. E, na gordura, obteve sua resposta. A poesia da litografia, onde água e gordura não se misturam, permitiu as primeiras impressões de Senefelder.

Em Curitiba, o Barão do Serro Azul foi responsável pelo desenvolvimento do processo litográfico ao fundar a Impressora Paranaense para produzir rótulos e embalagens. Trouxe da Alemanha as pedras calcárias, as prensas e os litógrafos para criar estes rótulos.

Com o advento da máquina offset, a litografia passou a servir de suporte para o desenvolvimento de trabalhos artísticos. A mostra Imagens da Lito apresenta essa forma de arte, por meio de trabalhos desenvolvidos no espaço do Ateliê de Litografia, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, com um dos maiores acervos de pedras litográficas da América do Sul.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e durante os eventos do Teatro Bom Jesus.  
Curadoria: Lahir Ramos. Organização: Stely Marchesini. Coordenação do Museu da Gravura Cidade de Curitiba: Juliana Kudlinski. Participação: Bruno Calmon, Camilo Alves, Cezar Siqueira, Cynthia Becker, Fernando Cardoso, João Zoccoli, Julia Kubus, Karen Matias, Katia Weber, Raphael Marchioro, Renata Lima, Rosana Falkembach e Toni Graton.

Palestra gratuita com a artista visual
Elaine Stankiewich:

  • Quando: 01/04/2016, às 19 horas.
  • Duração prevista: 50 minutos
Com a proposta de instigar a reflexão do diálogo entre pensamento teórico e prática, a artista apresentará meios e processos de pesquisa em artes, pautada em referências de textos de artistas. Cartas, manuscritos, entrevistas e ensaios revelam o processo artístico e criativo como simultâneo à prática e ao fazer.

Sobre a palestrante:

Elaine Stankiewich é artista visual e designer. Graduada em Design Gráfico em 2005 (UTFPR), Bacharel em Gravura (2013) e pós-graduada em Poéticas Visuais (EMBAP-PR), atua como profissional independente com pesquisa e projetos em arte. Atualmente, também ministra oficinas em ateliês livres no Solar do Barão e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Em design, desenvolve projetos de editoração e capas de livros.