8 de junho a 10 de julho

Sorrisos de Angola


Sorrisos de Angola é uma exposição fotográfica de Neni Glock. A mostra ficará aberta à visitação no hall do teatro.

Período: 1º de junho a 10 de julho.
Horários: de segunda a sexta, das 14h às 18h.
Você também poderá conferir a exposição antes dos espetáculos previstos na programação do teatro.

Sobre a exposição

Luanda, capital de Angola, na África, é uma cidade projetada para 600 mil habitantes, mas que possui perto de 5 milhões. Só no bairro do Cazenga são quase 2 milhões de pessoas. Elas representam a luta de uma população que vive em condições precárias quanto ao abastecimento de água e saneamento básico. Falta tudo para quem vive nos bairros periféricos distantes dos condomínios de luxo que surgem como cogumelos.

A Província de Huambo tem uma população de 2.400.000 habitantes. A sua capital Huambo é a segunda maior cidade do país, com uma população um milhão de habitantes e um dos seus grandes e mais importantes celeiros com produções significativas na agro-pecuária.

Está localizada há 600km da capital Luanda e foi uma das regiões que mais sofreu com a guerra civil que se instalou no país após sua independência pois era o quartel general da Unita, o grupo que se opunha ao governo e que desencadeou um reinado de horror entre a população, principalmente entre os mais jovens, onde até as crianças eram forçadas a combater ou eram sumariamente assassinadas.

Agora, já sem guerras declaradas, a população procura sobreviver as diferenças abismais entre classes, a extrema riqueza que tornou Luanda a cidade mais cara do mundo, em contraste com a miséria de inúmeros bairros de lata a sua volta.

A vida tem de continuar e o povo, apesar de tudo, mantém a esperança de melhores dias.

As crianças não deixam de ser crianças e o sorriso e as brincadeiras são uma constante mesmo no meio do lixo das ruas resultante da falta de saneamento básico. Rendem-se a uma camera fotográfica e o sorriso sai fácil, principalmente no interior do país. O resultado é um pouco do que está exposto nesta pequena mostra de Neni Glock.

Sobre o fotógrafo - Neni Glock

  • Nasceu em Curitiba-PR, em fevereiro de 1954.
  • Trabalhou como repórter de imagem para a TV Iguaçu, Curitiba, durante 5 anos.
  • Como fotógrafo, participou em várias exposições fotográficas individuais e coletivas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e também na Argentina, Portugal e Inglaterra (Londres).
  • Diretor de fotografia e camera para Produtora em Curitiba e Diretor de vídeos institucionais para o Governo do Estado do Paraná entre os anos 1986 à 1990.
  • Residiu em Portugal desde o final do ano de 1990 até o final de 2012.
  • Fotógrafo profissional com publicações em diversas edições portuguesas e brasileiras.
  • Autor das fotografias do livro Os Eléctricos de Lisboa - Gradiva 1995 - Portugal.
  • Autor das fotografias do livro Tejo - Editorial Caminho 2009 - Portugal. As fotografias do livro, a convite da FNAC foram expostas em seis de suas lojas em Lisboa e arredores.
  • Realizou programas para a televisão. RTP, RTPN, TVI - Portugal.
  • Realizador de video clips e making offs publicitários.
  • Autor e realizador de documentários em video para a TV portuguesa RTP 2.
  • Realizador de videos institucionais e publicações fotográficas em Angola para o Instituto Marquês de Valle Flor, ONG portuguesa.
  • Participou de vários Festivais de documentários, arrecadando alguns prémios e menções.
  • De volta ao Brasil, realizou dois novos documentários e participou com vídeos na mostra Tupi or not Tupi no MON.

neniglock@gmail.com.
www.neniglock.blogspot.com
41 99337591